Evento

Na Casa de Aquilino

P1470554Consciente da riqueza patrimonial da sua área de acção, que se estende a sete concelhos, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro delineou um roteiro cultural e museológico através do qual pretende promover intercâmbios culturais, dando a conhecer aos idosos da região o património existente nos concelhos vizinhos. Depois de já ter passado pelo Museu do Douro, a Fundação Aquilino Ribeiro, que contempla a Casa Museu e a biblioteca do escritor, foi o destino dos idosos da Associação de Solidariedade Social e Recreativa de São Cosmado, no passado dia 19 de Junho, com transporte cedido pela Câmara Municipal de Armamar.

Chegados a Soutosa, no concelho de Moimenta da Beira, as portas da casa estavam abertas, permitindo, assim, aos visitantes privar os objectos pessoais de um dos maiores romancistas portugueses, natural de Sernancelhe (Carregal), e que deixou à literatura portuguesa um legado de cerca de 70 obras. A casa mantém-se como na época em que lá viveu, uma casa de pedra, com interior de madeira, humilde e modesta. Lá dentro, além dos objectos decorativos, da riquíssima arte sacra e dos livros da biblioteca, conhecemos também o lado mais íntimo do autor de Terras do Demo. Lá permanecem fotos da primeira esposa – Grete Tiedemann – e do filho Aníbal, instituidor da Fundação Aquilino Ribeiro, entidade que tem por objectivo divulgar e eternizar a vida e obra do escritor.

Este projecto cultural da Fundação da Caixa Agrícola, que se estenderá a outras entidades, insere-se num Plano de Actividades para 2015, onde o foco principal é a terceira idade e que visa e defende a criação de dinâmicas próprias e programas específicos e adequados às vivências destes idosos, cuja memória e saber são a maior riqueza de qualquer região.