Bolsas de Estudo ano lectivo 2017/2018

Cartaz Bolsas de Estudo 2

Pelo quinto ano consecutivo, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro irá atribuir Bolsas de Estudo aos estudantes universitários dos concelhos do seu âmbito de acção.

As candidaturas a bolsa de estudo deverão ser apresentadas entre o dia 1 de Setembro e 31 de Outubro, mediante o preenchimento de formulário próprio, que já se encontra disponível no website da Fundação (www.fundacaovtd.pt), no ícone Instrumentos de Gestão – Regulamentos – Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo – Formulário de Candidatura (final da página).

O formulário de candidatura deverá ser preenchido e entregue na sede da Fundação da Caixa Agrícola, assim como os documentos solicitados no respectivo, ou então enviado por correio para a seguinte morada, Rua Conde Ferreira, nº 13, 5120-400 em Tabuaço.

De acordo com o despacho emitido pelo Conselho de Administração da Fundação, a 22 de Agosto de 2017, este ano lectivo serão atribuídas 14 bolsas de estudo por carência económica e 5 bolsas por mérito, no conjunto dos sete concelhos da nossa área de acção, sendo que a bolsa por carência económica corresponde ao pagamento do valor total das propinas e a bolsa de mérito ao pagamento de um prémio no valor de 600€.

Recordamos que, antes de procederem ao preenchimento do formulário deverão ter o cuidado de consultar o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo, que também está disponível no site da Fundação, onde constam os critérios de elegibilidade quer para a bolsa por carência económica quer para a bolsa por mérito.

Para mais informações, poderão entrar em contacto connosco através do seguinte contacto de email (geral@fundacaovtd.pt) ou do contacto telefónico 254 780 117.

Candidata-te já!

Fundação da Caixa Agrícola apoia mais um jovem com um grave problema de visão

???????????????????????????????

No dia 19 de Julho, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve no Balcão do Crédito de Armamar para proceder à entrega de um computador a um jovem que apresenta um grave problema de visão, no seguimento de um pedido de apoio que nos foi enviado pela sua progenitora.

O jovem Raul frequenta o 12º ano e só consegue estudar através de um computador com ecrã de alta resolução  e com a instalação de uma aplicação informática que funciona como lupa electrónica.

Dia Mundial do Teatro – Armamar

???????????????????????????????

No dia 28 de Abril, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve no Salão Paroquial em Armamar para assinalar o Dia Mundial do Teatro com os meninos e meninas do 1º ciclo do respectivo agrupamento de escolas.

O espectáculo “O Rei que comia histórias”, da autoria da companhia Pandora Teatro, foi apresentado novamente com o intuito de incutir nos mais jovens o gosto pela leitura e sensibilizá-los, igualmente, para a importância que os próprios livros têm na sua aprendizagem e na aquisição de novos conhecimentos.

Dia Mundial do Teatro – Penedono

???????????????????????????????

No dia 20 de Abril, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve em Penedono, no auditório do Cine-Fórum, para assinalar o Dia Mundial do Teatro com os meninos/as do 1º ciclo do respectivo Agrupamento de Escolas.

Com a colaboração da companhia Pandora Teatro foi apresentado, mais uma vez, o espectáculo “O rei que comia histórias” com o intuito de sensibilizar os mais jovens para a importância da leitura e do respeito e cuidado que é necessário a ter com os próprios livros.

Dia Mundial do Teatro – Aguiar da Beira

???????????????????????????????

Hoje, dia 29 de Março, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve no auditório do Centro Cultural em Aguiar da Beira para assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de Março, com os meninos do 1º ciclo do respectivo agrupamento de escolas.

O espectáculo “O Rei que comia histórias”, da autoria da companhia Pandora Teatro, foi apresentado novamente com o intuito de incutir nos mais jovens o gosto pela leitura e de sensibilizá-los, igualmente, para a importância que os próprios livros têm na sua aprendizagem e na aquisição de novos conhecimentos.

Fundação da Caixa Agrícola assinala o Dia Mundial do Teatro

???????????????????????????????

No dia 27 de Março, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve no auditório do Convento de São Francisco em Trancoso para assinalar o Dia Mundial do Teatro na companhia dos meninos do 1º ciclo do respectivo Agrupamento de Escolas, que foram convidados a assistir ao espectáculo “O Rei que comia histórias”, da autoria da companhia Pandora Teatro.

Fundação da Caixa Agrícola assinala Dia Mundial da Árvore

17352134_1696395233720613_2676753188516008919_n

No dia 21 de Março, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro assinalou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta através da plantação de uma árvore, uma camélia japónica, num dos jardins principais do concelho de Tabuaço, onde se encontra a sede da instituição.

Esta acção teve como principal finalidade sensibilizar e alertar a comunidade em geral para a importância de se proteger o meio ambiente/floresta, quer a nível do equilíbrio ambiental e ecológico, e em prol de um desenvolvimento sustentável.

Fundação da Caixa Agrícola assinala o Dia Internacional da Criança com Cancro

_MG_9217

No dia 24 de Fevereiro, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve no Centro Hospitalar de Vila Real para assinalar em conjunto com as crianças que se encontravam internadas no Serviço de Pediatria o Dia Internacional da Criança com Cancro.

Com a ajuda dos Doutores Palhaços, o Dr. Boavida e o Dr. Zundapp, a Fundação da Caixa Agrícola procurou proporcionar a estas crianças um momento de alguma alegria e diversão como forma de minimizar o peso que o próprio internamento tem nas suas vidas e dos próprios familiares.

Cerimónia de Atribuição de Bolsas de Estudo do ano lectivo de 2016/2017

???????????????????????????????

No passado sábado, dia 11 de Fevereiro, teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira, a Cerimónia de Atribuição de Bolsas de Estudo do ano lectivo de 2016/2017 da Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro.

Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação da Caixa Agrícola atribuiu bolsas de estudo aos jovens carenciados dos concelhos da sua área de acção e premiou ainda o esforço e o bom desempenho escolar dos candidatos que obtiveram resultados excepcionais, mediante a atribuição de bolsas de mérito.

Fundação da Caixa Agrícola promove Workshop sobre a Doença de Alzheimer em Trancoso

???????????????????????????????

Na passada quarta-feira, dia 30 de Novembro, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro promoveu com a colaboração da Associação Alzheimer Portugal o terceiro e último Workshop sobre a Doença de Alzheimer no concelho de Trancoso.

A acção teve lugar no auditório do Pavilhão Multiusos, das 14h30 às 17h30, e contou com a presença dos técnicos superiores das instituições de apoio aos idosos dos concelhos de Sernancelhe e Trancoso.

Fundação da Caixa Agrícola promove Workshop sobre a Doença de Alzheimer em Aguiar da Beira

???????????????????????????????

Ontem, dia 23 de Novembro, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro realizou pela segunda vez e, com a colaboração da Associação Alzheimer Portugal, um Workshop sobre a Doença de Alzheimer e sobre o cuidado a prestar ao idoso com demência.

A acção teve lugar no auditório do Centro Cultural em Aguiar da Beira, das 14h30 às 17h30, e contou com a presença dos técnicos superiores das instituições de apoio aos idosos dos concelhos de Aguiar da Beira e de Penedono.

Fundação da Caixa Agrícola assinala o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

???????????????????????????????

Na passada segunda-feira, dia 31 de Outubro, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro promoveu uma acção interna de sensibilização das colaboradoras do VTD para a importância do diagnóstico precoce na prevenção do cancro da mama.

A acção em questão foi dirigida pelo Doutor Paulo Avelar, responsável pela Unidade da Mama do Hospital de Vila Real, que alertou as presentes para a importância do processo de palpação da mama, da altura mais adequada para o fazer e da forma como deverão fazê-lo para evitar alarmismos desnecessários no momento do auto-exame.

Fundação da Caixa Agrícola promove Workshop sobre a Doença de Alzheimer em Moimenta da Beira

???????????????????????????????

Consciente das dificuldades das instituições em dar resposta às necessidades do idoso com demência, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro entendeu promover, com a colaboração da Associação Alzheimer Portugal, um workshop sobre o cuidado a prestar ao doente de Alzheimer.

Esta acção teve lugar, no passado da 28 de Setembro, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro em Moimenta da Beira e, contou com a presença de 15 técnicos superiores das instituições de apoio aos idosos dos concelhos de Armamar, Tabuaço e Moimenta da Beira.

Bolsas de Estudo ano lectivo 2016/2017

2016-07-25 14_29_35-Loja

A Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro irá atribuir, pelo quarto ano consecutivo, Bolsas de Estudo aos estudantes universitários dos concelhos da sua área de acção.

As candidaturas a Bolsa de Estudo para o ano lectivo 2016/2017 deverão ser apresentadas entre o dia 1 de Setembro e 31 de Outubro, mediante preenchimento dos formulários de candidatura que se encontram disponíveis no ícone instrumentos de gestão, regulamentos, regulamento de atribuição de bolsas de estudo, do presente site.

Os formulários de candidatura deverão ser preenchidos e entregues na sede da Fundação da Caixa Agrícola, assim como os documentos solicitados, ou então enviados por correio para a morada que se segue.

Baptismo de voo de idosos institucionalizados – Reportagem SIC

???????????????????????????????

Ontem, dia 1 de Agosto, a SIC transmitiu no “Primeiro Jornal” a reportagem realizada no âmbito do baptismo de voo, do Porto com destino a Lisboa, de 12 utentes do Centro Comunitário de Alvite.

A realização desta actividade contou com o apoio da Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro, que assegurou a viagem de avião, e com o apoio do Município de Moimenta da Beira que garantiu o transporte de autocarro.

Fundação da Caixa Agrícola comemora Dia Mundial dos Avós

???????????????????????????????

No dia 26 de Julho, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro promoveu uma iniciativa em conjunto com as escolas dos concelhos da sua área de acção que consistia em incentivar todos os meninos e meninas a escrever uma carta aos seus avós como forma de assinalar esta data que ao longo destes anos não tem recebido o merecido destaque.

A realização desta acção teve como principal objectivo reforçar os laços entre os mais jovens e a população envelhecida e ao mesmo tempo contribuir para a valorização deste público alvo que muitas das se encontra à margem numa sociedade em que quem é jovem é que tem valor social.

Fundação da Caixa Agrícola leva idosos institucionalizados a andar de avião

DSC00291Na passada sexta-feira, dia 15 de Julho, a Fundação da Caixa do Vale do Távora e Douro promoveu uma acção em parceria com o Município de Moimenta da Beira e com o Centro Comunitário de Alvite que tinha como principal objectivo proporcionar um momento diferente e cheio de adrenalina aos utentes da respectiva instituição, ou seja, a sua primeira viagem de avião.

O voo teve como destino a capital do nosso país, a cidade de Lisboa, uma vez que grande parte dos utentes nunca tinham estado em Lisboa, e desta forma, a Fundação da Caixa Agrícola entendeu que além do passeio de avião fazia todo o sentido dar a conhecer aos idosos um pouco da cidade de Lisboa e algumas das suas principais atracções turísticas.

Fundação da Caixa Agrícola comemora Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade

DSC01386

No dia 23 de Maio, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve na Escola Básica e Secundária Abel Botelho em Tabuaço para desenvolver uma workshop sobre nutrição e bons hábitos alimentares, no âmbito do Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade.

Esta actividade foi realizada em parceria com o Instituto Piaget que preparou algumas dinâmicas para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo como forma de sensibilizar este público-alvo para a importância de uma alimentação saudável e alertá-los para os malefícios que o consumo excessivo de gordura, açúcar e sal pode ter para a sua saúde.

Fundação da Caixa Agrícola comemora o Dia da Mãe com idosas institucionalizadas

DSC01293

No dia 2 de Maio, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve na Santa Casa da Misericórdia de Aguiar da Beira para entregar uma lembrança a todas as idosas institucionalizadas, no âmbito do Dia da Mãe.

Para assinalar este dia a Fundação da Caixa Agrícola resolveu entregar a todas as idosas institucionalizadas uma caneca personalizada que continha os respectivos nomes das utentes e uma mensagem muito especial, como forma de valorizar o papel importante que todas as mães desempenham na sociedade e na vida de cada um de nós.

Fundação da Caixa Agrícola comemora o Dia Mundial do Livro

???????????????????????????????Na passada sexta-feira, dia 22 de Abril, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve na Escola Básica e Secundária Gomes Teixeira, em Armamar, para proceder à entrega de um livro a todos os meninos e meninas do 1º ciclo, no âmbito do Dia Mundial do Livro.

Para a entrega dos livros a Fundação da Caixa Agrícola fez-se acompanhar do seu amigo Cristas, mascote da Caixa Agrícola, que adorou a experiência de partilhar com os meninos o seu gosto pela leitura, incentivando-os a ler mais e a aprender a ver o livro como um amigo. Um amigo capaz de os fazer viajar por lugares onde nunca foram antes mas sobretudo a sonhar. A sonhar com um mundo mágico onde quem reina é a fantasia. Um mundo onde tudo é possível e onde tudo pode acontecer.

Fundação da Caixa Agrícola comemora o Dia Mundial da Atividade Física

12998746_996021933784660_9185039374851883281_n

No passado sábado, dia 9 de Abril, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro promoveu uma aula de zumba ao ar livre no concelho de Moimenta da Beira, com a colaboração da Professora Sara Fernandes, no âmbito do Dia Mundial da Atividade Física.

A realização desta atividade teve como principal objectivo a sensibilização da comunidade em geral para a importância da atividade física na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na prevenção de doenças cardiovasculares resultantes de uma má alimentação e de um estilo de vida mais sedentário.

Fundação da Caixa Agrícola comemora o Dia do Pai com os idosos institucionalizados

???????????????????????????????Antecipando o Dia do Pai, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro, esteve no passado dia 18 de Março, no Centro Social e Paroquial de Beselga, na Santa Casa da Misericórdia de Penela da Beira e no Lar de Santa Catarina em Trancoso para entregar uma lembrança a todos os pais idosos institucionalizados.

Inicialmente, alguns idosos estavam um pouco reticentes em aceitar o nosso presente pois durante toda a sua vida habituaram-se a dar e a cuidar dos outros sem receber nada em troca pelo que receber um presente não é algo a que estejam habituados.

Fundação da Caixa Agrícola realiza actividade que consiste na identificação dos sonhos dos idosos institucionalizados

DSC00863No dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro, esteve no Centro Comunitário de Alvite e na Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira para realizar uma actividade que consiste na identificação/recolha dos sonhos ou desejos dos idosos institucionalizados para posteriormente tentar realizá-los.

Esta actividade foi realizada pela primeira vez no natal passado e dado o impacto positivo que teve a Fundação da Caixa Agrícola entendeu que fazia todo o sentido voltar a realizá-la até para dar oportunidade aos idosos de outras instituições de exporem os seus desejos e aos mesmo tempo proporcionar-lhes um momento diferente.

Fundação da Caixa Agrícola apoia jovem com um grave problema de visão

IMG_20160120_145643A Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro apoiou um jovem de 15 anos, residente em Armamar, que apresenta um grave problema de visão através da compra de um computador.

O jovem consegue estudar apenas com o apoio de um computador com ecrã de alta resolução e com a instalação de uma aplicação informática que funciona como lupa electrónica. No entanto, o computador que o aluno utiliza quer na escola quer em casa está bastante desactualizado e lento o que torna o trabalho e estudos do aluno mais penosos.

Fundação da Caixa Agrícola realiza sonhos dos idosos institucionalizados

???????????????????????????????No dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve novamente na Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe e na Associação e Centro de Dia de Sendim para realizar os sonhos, e neste caso, entregar os presentes de natal aos idosos de ambas as instituições.

Todos os pedidos feitos pelos idosos, no âmbito da actividade de natal realizada pela nossa Fundação no dia 9 e 14 de Dezembro, foram tidos em conta e apesar de não termos realizado todos podemos dizer que conseguimos realizar alguns deles e ainda oferecemos uma lembrança a todos aqueles que não viram o seu pedido ser realizado.

Fundação da Caixa Agrícola apoia Associação Desportiva e Recreativa de Arcos

IMG_1505A Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro apoiou a Associação Desportiva e Recreativa de Arcos, através da compra de uma televisão, que vai estar acessível a todos na antiga escola primária de Arcos que foi remodelada no sentido de receber todos os habitantes da região que queiram socializar e participar das mais variadas actividades que irão ser desenvolvidas por esta associação.

A Associação tem como principais objectivos a realização de actividades de âmbito desportivo, recreativo e cultural, a promoção de festas e outras formas de convívio, a organização de visitas de estudo, palestras e cursos apropriados e ainda o incentivo da prática de desporto. Objectivos partilhados pela Fundação da Caixa Agrícola que procura ao máximo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos da região onde actua.

Campanha de recolha de brinquedos

cat01No dia 18 de Dezembro, a Associação de Colaboradores da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro realizou uma campanha interna de recolha de brinquedos com o objectivo de doá-los a uma instituição que acolhe  crianças e jovens em situação de risco.

A instituição escolhida foi a Santa Casa da Misericórdia de Lamego que além da resposta social de centro de acolhimento temporário tem também a resposta social de lar de infância e juventude onde a instituição acaba por ser o ambiente mais familiar que estas crianças têm e conhecem.

Fundação da Caixa Agrícola identifica os sonhos dos idosos institucionalizados

???????????????????????????????No dia 9 e 14 de Dezembro, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve na Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe e na Associação e Centro de Dia de Sendim para realizar uma actividade de natal com os idosos de ambas as instituições.

A actividade realizada tinha como objectivo recolher/identificar os desejos e sonhos dos idosos para este natal, para que posteriormente possamos realizar alguns deles, mas sobretudo proporcionar-lhes um dia diferente e um natal mais feliz.

Cerimónia de entrega das Bolsas de Estudo 2015/2016

???????????????????????????????No passado sábado, dia 7 de Novembro, decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Armamar a cerimónia de atribuição das bolsas de estudo da Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro.

Na cerimónia de atribuição, à qual se seguiu um Porto de Honra para convívio, os representantes do Conselho de Administração da Fundação assim como o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Armamar, aproveitaram para ressaltar a importância que este programa tem na promoção de situações mais igualitárias e ainda na formação dos mais jovens, uma vez que lhes permite dar continuidade àqueles que são os seus maiores objectivos e ao mesmo tempo ajudar as famílias a aliviar a carga de despesas que o ensino superior acarreta.

Fundação da Caixa Agrícola patrocina atletas de Kickboxing

12200515_1064257346958084_1159091766_n

A Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro patrocinou os atletas Carolina e
Ali Turcu que participaram no Campeonato do mundo de Kickboxing na Sérvia.

Carolina Cadavez e Ali Turcu, atletas da ADCMC/CCN representaram Portugal no Campeonato do mundo do Kickboxing que contou com cerca de 670 atletas de 53 países. Ambos ficaram pelos quartos de final da prova, tendo sido eliminados por quem no final se sagraria vencedor. Jogar com os melhores é a melhor forma de evoluir e sendo assim, esta foi sem dúvida uma experiência enriquecedora.