PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO DE 2015
NOTA INTRODUTÓRIA
Focada na sua missão institucional e centrada na realidade económica e nas suas reais capacidades e contingências, a missão da Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro assentará, principalmente, na integração e no apoio social a crianças, jovens e demais cidadãos em situação de carência ou qualquer outro tipo de fragilidade.
Continuamos conscientes dos obstáculos e das dificuldades, ainda assim, é nossa vontade que as actividades e projectos que pretendemos desenvolver consigam abranger mais pessoas, apostando em iniciativas e acções comuns nos vários concelhos da nossa área de acção. Desta forma, conseguiremos sensibilizar, envolver, abranger e apoiar mais pessoas.
A palavra-chave para 2015 será: Comunicação. Se nos inspirarmos no termo comunicação, seremos capazes de criar relações, passar mensagens, e ser participativos e activos na sociedade que nos envolve. Comunicando, transmitimos ideias, criamos realidades, inventamos possibilidades, criamos uma imagem.
2015 deverá ser um desafio para todos os colaboradores, não só da Fundação como da sua instituidora. Se acreditamos que Transformamos Vidas, é porque carregamos connosco a noção de responsabilidade social e, assim sendo, somos responsáveis pela sociedade que nos envolve. Vamos comunicar. Vamos envolver a sociedade (população e demais entidades) nos nossos projectos. Comunicando criamos laços. Para 2015 pretendemos crescer, fazer valer a nossa imagem e diferenciarmo-nos a nível local. Consolidada esta imagem, com certeza, teremos mais oportunidade de a fazer valer além das nossas fronteiras geográficas.
Vamos comunicar, acreditando que quem transmite mensagens também as recebe!
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
1- Intervenção no Terreno
2- Sensibilização e Responsabilidade Social
3- Comunicação
4- Calendarização
INTERVENÇÃO NO TERRENO
Educação:
1- Apoio à formação através da atribuição de bolsas de estudo por carência económica e por mérito.
2- Envolver os bolseiros nas acções promovidas pela Fundação durante os meses de Verão.
3- Reutilizar antes de Reciclar: campanha de recolha de material escolar.
4- Sinalização de casos problemáticos (através dos balcões): encaminhamento e intervenção de proximidade e à medida das necessidades de quem mais precisa.
Protecção:
Protecção dos cidadãos na velhice e na invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho.
Criação do banco de voluntariado
A criação do banco de voluntariado implicaria o desenvolvimento de acções de formação direccionadas para os voluntários de forma a dotá-los de competências necessárias para o mapeamento de idosos/cidadãos isolados ou em situação de fragilidade, garantindo-lhes assim, companhia/vigilância e um acompanhamento mais sistemático. Desta forma, e após a sinalização dos casos, visa-se para além do desenvolvimento de actividades lúdicas, de convívio e de animação social garantir alguns apoios pontuais às pessoas mais carenciadas, através de apoios na compra de medicamentos, tratamentos médicos, equipamento geriátrico, mobiliário, material de construção ou equipamentos domésticos.
A implementação deste projecto implica o envolvimento de várias entidades, nomeadamente, as autarquias, as juntas de freguesia, GNR, bombeiros, escuteiros, associações, etc.
Saúde:
1- Implementação do Plano de Saúde Oral: no Concelho de Tabuaço, recorrendo a parceiros (Câmara Municipal de Tabuaço, Centro de Saúde, Agrupamento de Escolas, profissionais na área da saúde oral, etc.);
2- Desenvolvimento de rastreios de saúde: tensão arterial, glicémia capilar, colesterol e podologia. Estes rastreios podem ser desenvolvidos no Posto Móvel de Atendimento.
3- Estabelecer protocolos com clínicas da região: permitir acesso a pessoas carenciadas.
4- Realização de palestras de prevenção: no âmbito da diabetes, saúde oral e hábitos de vida saudável dirigidas à população em geral.
Social:
1- Criação da plataforma crowdfunding para apoio e divulgação de projectos sociais, culturais, entre outros;
2- Empreendedorismo social: criação da loja do artesão como forma de impulsionar e promover as actividades artesanais e o apoio a iniciativas locais de emprego.
3- Adesão e participação activa no Conselho Local de Acção Social de Tabuaço: encaminhamento e articulação com as entidades competentes (situações de risco social, habitação e emprego).
4- Garantir a presença da Fundação em projectos de intervenção social: palestras, encontros, jornadas, etc.
Ambiente:
1- Melhorar o conhecimento e a informação sobre a importância do ambiente defendendo e promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável. Esta informação pode ser veiculada através do site da Fundação e da página do facebook.
2- Desenvolver uma campanha de recolha de tampas de plástico com fins sociais.
3- Usufruir do protocolo de colaboração com a Sarah Trading na aquisição de roupas/brinquedos destinados a fins sociais.
Outro tipo de apoios:
1- Angariação de fundos destinados a causas sociais.
2- Apoios pontuais a IPSS’s e outras entidades – avaliação do apoio a conceder deve passar sempre pela análise in loco do coordenador do balcão correspondente e de um responsável pela Fundação da Caixa Agrícola, nomeado pelo Conselho de Administração.
3- Apoios pontuais a Associações Culturais, Desportivas e outras – as entidades apoiadas devem garantir à Fundação da Caixa Agrícola um contrapartida a aplicar no âmbito da acção social.
4- Apoiar a formação de desempregados – protocolos com o IEFP.
SENSIBILIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Sensibilizar e consciencializar a população em geral para as problemáticas sociais, no âmbito da comemoração de efemérides (consultar a calendarização):
18 de Maio – Dia Internacional dos Museus
1 de Outubro – Dia Internacional do Idoso
26 de Outubro – Dia da Biblioteca Escolar
20 de Dezembro – Dia Internacional da Solidariedade Humana
Concerto solidário por uma causa:
- Identificar a causa (intervenção cirúrgica da Soraia Sofia);
- Apurar gastos inerentes à intervenção;
- Divulgação antecipada da causa e do evento na comunicação social, redes sociais, balcões, etc.
- Parceria com festas ao rubro;
- Presença de vários artistas.
COMUNICAÇÃO
1- Alimentação regular do site para que seja um canal de comunicação e divulgação eficaz e actual da Fundação;
2- Continuar a aumentar a frequência das publicações na página de facebook da Fundação e chegar aos mil gostos.
3- Continuar a divulgar as iniciativas e actividades da Fundação os órgãos de comunicação social.
4- Rádio da Fundação – órgão de comunicação próprio que serviria a Fundação e a sua instituidora através da divulgação de eventos e acções, da divulgação de produtos e de campanhas publicitárias e ao mesmo tempo serviria como um órgão de divulgação na região de empresas, comércio, cultura, desporto e educação, etc.
CALENDARIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES A DESENVOLVER
- 20 de Fevereiro a 30 de Setembro – Campanha de recolha de livros e material escolar – a actividade desenvolve-se em simultâneo nos concelhos de Aguiar da Beira e Trancoso. Os livros angariados são depois entregues às câmaras por forma a constituir-se o Banco de Material Escolar, destinado às famílias carenciadas.
- 16 de Fevereiro a 31 de Julho – Banco de Voluntariado da Fundação – as inscrições estarão abertas em todos os balcões do CA. Constituído o banco, a Fundação promove formação específica e direccionada para os voluntários.
- 2 de Março – Campanha de recolha de tampas de plástico – em colaboração com uma empresa de recolha. O valor angariado destina-se à aquisição de equipamento para crianças com deficiência.
- 18 de Maio – Dia Internacional dos Museus – promover a visitas dos idosos de uma instituição a um dos museus da região (Museu do Douro/Museu do Côa).
- 1 de Outubro – Dia Internacional do Idoso – promover a ida de associações locais (ranchos folclóricos, bandas de música, grupos etnográficos, grupos de teatro, etc.) aos lares, promovendo, assim, um dia diferentes aos idosos.
- 26 de Outubro – Dia da Biblioteca Escolar – para assinalar o dia, a Fundação entregará nas Câmaras Municipais de Aguiar da Beira e Trancoso os livros e material recolhidos durante a campanha, iniciada em Fevereiro.
- 20 de Dezembro – Dia Internacional da Solidariedade Humana – promover um concerto de natal com bandas de música e orquestras da região.
Outras iniciativas:
- Concerto solidário – fundos revertem para uma causa social.
- Acções de sensibilização em parceria com a GNR – no âmbito da iniciativa de apoio aos idosos/cidadãos isolados.
CERTIFICAÇÃO DE CONTAS
Prestação de contas: apresentar um orçamento correspondente a cada actividade/evento a desenvolver e agir com clareza, rigor e transparência.
Sustentabilidade: manter a sustentabilidade financeira da Fundação através do regular controlo dos custos e procurar parceiros capazes de apoiar os nossos projectos.