Fundação da Caixa Agrícola realiza actividade que consiste na identificação dos sonhos dos idosos institucionalizados

DSC00863No dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro, esteve no Centro Comunitário de Alvite e na Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira para realizar uma actividade que consiste na identificação/recolha dos sonhos ou desejos dos idosos institucionalizados para posteriormente tentar realizá-los.

Esta actividade foi realizada pela primeira vez no natal passado e dado o impacto positivo que teve a Fundação da Caixa Agrícola entendeu que fazia todo o sentido voltar a realizá-la até para dar oportunidade aos idosos de outras instituições de exporem os seus desejos e aos mesmo tempo proporcionar-lhes um momento diferente.

De entre os vários pedidos feitos destaca-se a vontade que muitos deles têm em visitar os seus familiares que estão no estrangeiro, o desejo de terem um computador para ocuparem os tempos livres e falarem com a família e de terem ainda uma bicicleta ou passadeira para fazerem exercício físico e retardar ao máximo o processo de envelhecimento.

No entanto, e apesar de todos os pedidos serem válidos, desta vez os idosos aproveitaram também esta iniciativa para expor os seus problemas e as suas reais necessidades, pedindo desta forma ajuda para a compra de cadeiras de rodas automáticas para que possam ter uma maior mobilidade assim como apoio para a restauração das suas habitações, como é o caso de um utente do Centro Comunitário de Alvite, cuja habitação não te, qualquer tipo de condições o que impede que o mesmo tenha uma velhice condigna e com maior qualidade de vida.

Enquanto IPSS, a Fundação da Caixa Agrícola, considera ter o dever de estar atenta aos reais problemas que afectam a população dos concelhos onde actua, e desta forma, compromete-se continuar a trabalhar no sentido de melhorar a qualidade de vida daqueles que mais precisam.