A Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro, em parceria com a agência Crédito Agrícola de Trancoso, promoveu o Cardio Paper VTD que decorreu naquela cidade medieval no passado dia 25 de Maio. Cerca de 150 inscrições reverteram, assim, para a Fundação Portuguesa de Cardiologia, também presente no evento, cumprindo a Fundação o seu principal objectivo.
Literalmente, a Fundação da Caixa Agrícola pôs Trancoso a bulir, apelando para a importância do exercício físico e de uma alimentação saudável para o coração.
A população acedeu ao desafio e durante a manhã várias foram as equipas que percorreram o interior das muralhas de Trancoso, rumo ao castelo, em busca de pistas para completar o formulário da prova. Pelo caminho, o encontro com figuras históricas foi inevitável, levando os participantes a recordar o passado desta importante cidade que se cruza, indubitavelmente, com os factos históricos mais importantes da História de Portugal.
A boa disposição foi uma constante no decorrer de todo o percurso que contou com a presença e colaboração de várias instituições e associações culturais e desportivas de Trancoso, nomeadamente, os Bombeiros Voluntários, o Agrupamento de Escuteiros, o Rancho Folclórico, a Academia Body & Mind e o Clube Motard “Cavaleiros D’El Rei”.
Quem também não deixou de marcar presença foi a Fundação Portuguesa de Cardiologia, para quem a Fundação da Caixa Agrícola fez reverter os fundos deste evento, e que, numa breve mas original apresentação, apelou à diminuição do sal na alimentação. Ponto assente depois de tanto exercício, e antes de se apurar as três equipas vencedoras, foi a medição da tensão arterial aos participantes.
A motivação das equipas e o ambiente de camaradagem e boa disposição levou a Fundação a pensar em novas actividades e eventos que promovam a saúde, o desporto e, acima de tudo, impulsionem a participação e o envolvimento das populações nos vários concelhos do Vale do Távora e Douro.