Evento

Fundação da Caixa Agrícola é um dos pilares de suporte da Associação de Solidariedade Social Aldeias Humanitar

38804518_2113916932264775_3906984848404774912_nA Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro e a Agência Social do Douro formalizaram a Aldeias Humanitar – Associação de Solidariedade Social, que foi criada com o objetivo de dar força ao Projeto Humanitário de Saúde e Amparo social. Esta estrutura dá corpo institucional a este projeto e está aberta para acolher como associados, pessoas coletivas e cidadãos em nome individual.

O Projeto Aldeias Humanitar tem desde há mais de um ano a sua ação piloto nos concelhos de Penedono e Sernancelhe, tendo a Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe como Instituição âncora.

Um projeto inovador e pioneiro que contribuirá para criar condições e estabelecer parcerias que permitirão ir ao encontro das pessoas em situação de isolamento e desamparo social. As respostas serão da área da saúde e do social, permitindo um trabalho de proximidade, integração e humanização. O desafio é a qualidade de vida, num contexto de acompanhamento contínuo, em que se pretende acima de tudo preservar o vínculo familiar e promover a dignidade humana.

Este projeto que valoriza todas as respostas já existentes na comunidade e privilegia um relacionamento com as instituições e os municípios, bem como as estruturas do Serviço Nacional de Saúde, contará com equipas de profissionais habilitados que prestarão os cuidados de saúde em casa dos cidadãos em situação de fragilidade, e com veículos e outros meios próprios adequados para o efeito.

A Fundação concretiza, também desta forma, um dos seus objetivos, que é contribuir para a valorização da vida humana na nossa região.