Com o nome de código Operação: Dar com o coração, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro foi até Sendim, o concelho de Tabuaço, e surpreendeu uma família que há muito reivindicava uma cama articulada para um idoso portador de deficiência motora. A Operação Dar com o Coração teve lugar no passado dia 22 de Dezembro e foi marcada por fortes emoções.
Há vários anos que esta família pedia ajuda junto das entidades competentes para que lhe fosse cedida uma cama articulada para que o Sr. Alexandre, portador de deficiência motora, pudesse estar mais confortável e, também, se tornasse mais fácil a movimentação para quem trata dele, no caso a irmã, D. Alice Vieira. O Sr. Alexandre dormia numa pequena cama de bebé.
Finalmente esta necessidade, premente, foi colmatada pela Fundação da Caixa Agrícola que adquiriu uma cama articulada para ceder a esta família. E para que o conforto do Sr. Alexandre fosse o melhor possível a Fundação adquiriu também um colchão anti-escaras, próprio para pessoas acamadas. A entrega foi marcada pela emoção e saímos de lá com o sentimento de dever cumprido.
Às vezes é possível e é preciso saltar burocracias, pensar com o coração, olhar para as verdadeiras necessidades das pessoas. Pensar no bem-estar, na qualidade de vida e na saúde. Foi o que fizemos. Deixamos as palavras e passamos à acção assim que tivemos conhecimento deste caso. Um caso que, aliás, e arrasta há muitos anos. Felizmente esta é uma necessidade que está colmatada. Sentir o abraço destes dois idosos, pela altura do natal, é sentir o verdadeiro espírito natalício e isso vale todos os esforços.
Com esta iniciativa, que contou com a solidariedade dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço ao tornarem possível o transporte do equipamento, a Fundação da Caixa Agrícola vem reforçar a sua posição como uma das mais importantes e atentas instituições de solidariedade social da região.