A Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro tem vindo ao longo dos últimos meses a estabelecer contacto com algumas entidades, com o objectivo de implementar um Plano de Promoção de Saúde Oral no Concelho de Tabuaço. A iniciativa recebeu total abertura por parte das diversas entidades sendo, assim, parceiras desta iniciativa a Câmara Municipal, o Centro de Saúde, o Agrupamento de Escolas e a Dra. Manuela Silva, higienista oral da CliniTab, Clínica Médica Dentária. Em breve juntar-se-ão a este plano os lares e centros de dia do Concelho.
Ontem, e dando início à parte prática deste projecto, teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho a reunião com os professores das AEC’S do Centro Escolar.
A implementação do Plano de Promoção de Saúde Oral, surge com base no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO). É nosso entender, enquanto entidades unidas na mesma responsabilidade social, que implementar este plano poderá, efectivamente, contribuir para uma intervenção eficaz e activa na população, indo de encontro ao defendido no PNPSO:
– Melhorar conhecimentos e comportamentos sobre alimentação e saúde oral;
– Diminuir a incidência e reduzir a prevalência de cárie dentária;
– Aumentar a percentagem de crianças livres de cáries;
– Implementar e incentivar comportamentos de vida saudáveis para a saúde.
Tendo como incentivo que afinal é de pequenino que se trata do dentinho, já estão previstas algumas actividades junto dos alunos do Centro Escolar de Tabuaço, testando os seus conhecimentos na área da saúde oral.