Evento

Fundação da Caixa Agrícola promove Workshop sobre a Doença de Alzheimer em Moimenta da Beira

???????????????????????????????

Consciente das dificuldades das instituições em dar resposta às necessidades do idoso com demência, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro entendeu promover, com a colaboração da Associação Alzheimer Portugal, um workshop sobre o cuidado a prestar ao doente de Alzheimer.

Esta acção teve lugar, no passado da 28 de Setembro, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro em Moimenta da Beira e, contou com a presença de 15 técnicos superiores das instituições de apoio aos idosos dos concelhos de Armamar, Tabuaço e Moimenta da Beira.

Alertar os formandos para a importância da comunicação, da criação de rotinas e da adaptação do ambiente ao doente foram alguns dos pontos centrais a abordar, pela Dra. Íris Laranjeira e pela Dra. Mariana Simões, na melhoria da qualidade de vida do doente e na existência de cooperação por parte do mesmo.

Ou seja, além dos aspectos básicos de definição do conceito, dos sinais de alerta, do diagnóstico e do tratamento, a formação foi orientada essencialmente para as estratégias a adoptar pelos técnicos na melhoria e eficácia do cuidado a prestar, mas sobretudo na dignificação do idoso com Alzheimer que apesar da doença não deixa de ser um cidadão com direitos e vontades.

No final do dia, o balanço não podia ser mais positivo e, por isso, a Fundação da Caixa Agrícola garante que vai estender esta acção às instituições  dos restantes concelhos da sua área de acção, nomeadamente, aos concelhos de Aguiar da Beira, Sernancelhe, Trancoso e Penedono, para que tenham a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários à adaptação dos cuidados às necessidades do idoso com demência.