A Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro promoveu, durante o mês de Novembro, uma campanha de sensibilização para a problemática da Diabetes: “Novembro Azul – Unidos pela Diabetes”, nos sete concelhos onde tem acção, nomeadamente, Aguiar da Beira, Trancoso, Armamar, Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe e Tabuaço.
Para o Conselho de Administração desta IPSS, Novembro Azul é uma campanha que se justifica porque os números são preocupantes: hoje há mais de 230 milhões de diabéticos e prevê-se que em 2015 haja 410 milhões. É uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, etc.
E porque os números são preocupantes também na região, a Fundação pretende reverter os fundos desta campanha de sensibilização para acções direccionadas para o combate e tratamento da doença. Para tal, estão à venda, em todos os Balcões CA, pins alusivos a esta campanha que as pessoas poderão adquirir, contribuindo, assim, para esta causa.
Novembro Azul é um movimento mundial. No dia 14 de Novembro, em muitos locais do mundo, no âmbito deste movimento, instituições e monumentos foram iluminados de azul, para assinalar esta consciência que é necessária para uma doença tão perigosa como a Diabetes. A Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro quis associar-se a esta causa e, como tal, no dia 14 de Novembro, e nos três dias que se seguiram, o edifício sede da Fundação, na Rua Conde Ferreira, em Tabuaço, esteve iluminado de azul, assinalando a efeméride.
Muitas pessoas se associaram, desde o primeiro momento, a esta iniciativa. A pedido desta IPSS, algumas fotografias foram enviadas para Fundação que as divulgou na sua página de facebook, contribuindo, assim, para que esta acção chegasse e sensibilizasse o maior número possível de pessoas.
Dada a natureza e génese da Fundação da CCAVTD, a iniciativa “Novembro Azul” é apenas uma iniciativa na área do combate à diabetes mas não a única. A Fundação está já em contacto com alguns Hospitais, nomeadamente o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real, o Hospital de S. Teotónio em Viseu e o Hospital Sousa Martins na Guarda, para o desenvolvimento e execução e de um projecto que visa a apresentação de peças de teatro, em parceria com o TEATRAÇO – Teatro Amador de Tabuaço – , e cujos fundos reverterão para a aquisição de equipamentos para amputados da Diabetes. Iniciativas que, para esta recente IPSS e o seu Conselho de Administração, são um importante contributo para melhorar a qualidade de vida da população da região além de apelarem, também, para a prevenção.