No dia 26 de Julho, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro promoveu uma iniciativa em conjunto com as escolas dos concelhos da sua área de acção que consistia em incentivar todos os meninos e meninas a escrever uma carta aos seus avós como forma de assinalar esta data que ao longo destes anos não tem recebido o merecido destaque.
A realização desta acção teve como principal objectivo reforçar os laços entre os mais jovens e a população envelhecida e ao mesmo tempo contribuir para a valorização deste público alvo que muitas das se encontra à margem numa sociedade em que quem é jovem é que tem valor social.
Desta forma, a Fundação da Caixa Agrícola entendeu que fazia todo o sentido promover esta acção, e fazer chegar as cartas aos seus respectivos destinatários que assumem um papel activo e fundamental na educação dos nossos jovens.
Tal como o Dia da Mãe e o Dia do Pai, o Dia dos Avós deve ser entendido como um dia que merece ser comemorado por todo o esforço e trabalho que muitos idosos fazem pelos seus netos e pelos seus filhos mas sobretudo na valorização destas pessoas. Pois, enquanto IPSS, entendemos que devemos assumir um papel activo na construção de imagens positivas acerca do envelhecimento e ao mesmo tempo contribuir para combater a sua exclusão e evitar comportamentos discriminatórios face à população desta faixa etária.