No dia 27 de Novembro, a Fundação da Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro esteve no Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, das 18h00 às 19h30, para a realização de uma acção de sensibilização sobre “A importância da participação dos pais no percurso escolar dos filhos”.
Esta acção teve como público-alvo os encarregados de educação dos alunos do respectivo agrupamento de escolas e teve como principal propósito sensibilizar e incentivar os pais a ter uma participação mais activa na vida escolar dos filhos.
Para a realização desta acção a Fundação da Caixa Agrícola contou com o apoio da Dra. Isabel Silva, Coordenadora do Departamento de Psicologia do Instituto Piaget, que apresentou algumas ideias e procurou dar algumas ferramentas aos encarregados de educação para um acompanhamento mais saudável e positivo da vida escolar dos seus filhos.
Pois, de acordo com alguns estudos científicos, o interesse e a participação dos pais na vida escolar dos filhos tem influência directa no seu processo de aprendizagem e pode contribuir significativamente para uma educação de sucesso. Em primeiro lugar, porque a criança sentir-se-á valorizada, e em segundo porque contribuirá para que esta se desenvolva de forma segura e com boa auto-estima.
E, neste sentido, a Dra. Isabel Silva procurou alertar os encarregados de educação presentes para a importância deste envolvimento entre Escola e Família, demonstrando assim que para os pais, participar na escola, não deve ser só receber informações do seu educando, mas é importante também apresentar sugestões, tomar decisões em conjunto com os professores e participar nas actividades da própria escola.
Com a realização desta iniciativa a Fundação da Caixa Agrícola vem reforçar a sua posição enquanto uma das mais importantes e atentas instituições de solidariedade social da região, que procura acima de tudo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos da sua área de acção, através do investimento em programas de apoio a pessoas carenciadas e em situação de fragilidade e da realização de acções de sensibilização e consciencialização como esta.